Gestor de Frota: Estratégias para o alcance dos melhores resultados.

Artigo escrito por Laércio Rodrigues para o Blog Texaco Lubrificantes Ursa

O atual momento econômico do País causa uma grande preocupação para as empresas de transporte e logística, e consequentemente, direcionando-as para a busca de Redução dos Custos com Aumento de Produtividade.

Portanto, para que isto aconteça, em primeiro lugar, é necessário que a frota de veículos esteja disponível para atendimento à Operação, ou seja,  apta para prestar serviços e gerar faturamento.

Os veículos hoje atuam como um “ESTOQUE AMBULANTE MOTORIZADO” e fazem parte do ciclo logístico; qualquer falha neste processo pode ter um grande impacto na Cadeia de Suprimentos.

Para esclarecer, cabe ao Gestor de Frota o monitoramento de toda a frota para que o atendimento ao cliente ocorra conforme acordo firmado, ou seja, mercadoria entregue, faturamento obtido.

Portanto, para alcançar tais objetivos, necessita de muitos recursos e o mais importante, excelente relacionamento com os gestores da Empresa.

Fornecedores internos de Recursos

  • Manutenção: preservação da condição técnica dos veículos;
  • Tecnologia da Informação: para obter hardware e software – rapidez e agilidade nos processos operacionais;
  • Operação: dimensionamento da frota utilizada no transporte;
  • Gestão de Saúde, Segurança, Qualidade e Meio Ambiente:  orientações para o correto exercício das atividades, preservando o meio ambiente, a vida dos colaboradores e o patrimônio;
  • Financeiro: verbas para a manutenção de toda a estrutura;
  • Suprimentos: produtos e serviços para a realização da manutenção dos veículos;
  • Jurídico: cumprimento da legislação pertinente e instruções para evitar qualquer tipo de Passivo e,
  • Gestão de Pessoas: capacitação dos colaboradores e fornecimento de mão-de-obra qualificada.

Diretrizes a serem adotadas pelos gestores

Antes de tudo, cabe ao gestor de frota conhecer os detalhes pertinentes a:

  • A Empresa, para domínio da estrutura, clientes, potencial e conhecer qual deve ser o resultado a alcançar,
  • Os Processos, para entender a relação com o seu Departamento, com os outros setores e como obter os recursos,
  • Os Equipamentos, para definição de parâmetros que para obter a maximização do uso, com melhores custos,
  • As Pessoas, para melhor convívio e harmonia.

Perfil ideal do gestor de frota

O gestor de frota deve atuar como um facilitador no processo de liberação de veículos, administrar bem o tempo disponível, e assim,  atender às expectativas da empresa.

Ao ser proativo, ele se certificará que todos os recursos estarão à disposição para a Manutenção dos Veículos e, consequentemente, cumprimento dos prazos acordados para atender a demanda.

Uma gestão de frotas eficiente será decisiva para a continuação da Empresa neste mercado tão concorrido, corroborando para fidelização dos seus clientes.

Gestão de Frota é a atividade de gerenciar um conjunto de veículos para atendimento a uma demanda solicitada, oferecendo qualidade e segurança no Transporte.

Devem estar preparados para a gestão de seus departamentos e a liderança de suas equipes, não importando o tamanho da frota.

O gestor de frota atual deve ser um profissional que acompanha a evolução tecnológica no contexto onde está inserido e ter a motivação para inovar no dia a dia.

Atualmente, o processo de gestão de veículos vive um momento de muita transformação, tanto em material humano, máquinas, meios e processos; em outras palavras, conhecimento e comprometimento são fatores essenciais para o sucesso.

Entender a frota como Estratégia Empresarial, ter senso crítico e analítico e bom relacionamento com os seus pares, são diretrizes que o gestor deve adotar e para tanto, ele precisa ser:

  • Organizado: para acompanhar todos os processos definindo as prioridades,
  • Curioso: para saber as causas dos problemas,
  • Criterioso: implementar as melhorias de um modo racional,
  • Equilibrado: para conduzir a equipe – Personalidades e Temperamentos,

Onde está inserido o gestor de Frota?

Ele está inserido em todo o Ciclo de Movimentação da Frota, desde o planejamento para a compra dos veículos até a sua venda.

Acompanhar o desempenho da frota, apurando todos os custos inerentes ao processo e preservar o estado dos mesmos, são tarefas que proporcionam economia de escala e aumento de produtividade.

Em outras palavras, o monitoramento constante permite que se atinja o Padrão de Excelência Operacional, atendendo assim as expectativas empresariais.

Em suma, para alcançar metas desejadas, o gestor de frota precisa estar atento a alguns pontos, como:

Conhecer bem os equipamentos

A correta utilização dos veículos permitirá a maximização do uso com custos reduzidos.

Conhecer bem os profissionais envolvidos no processo de gestão

Quando temos uma equipe de colaboradores comprometida com as metas definidas pela Alta Direção, os resultados aparecem rapidamente.

Conhecer bem a sua empresa

Quando sabemos o funcionamento dos processos relacionados com a Gestão de Veículos, temos mais facilidade para obter os Recursos necessários.

Conhecer seus clientes internos e externos

“Qualidade é tudo aquilo que proporciona um bem estar ao usuário” , e sabendo do que o mesmo precisa, melhor podemos atendê-lo.

Monitorar constantemente a frota e seus respectivos condutores

Motoristas capacitados contribuem para a redução de custos e necessitam de constante acompanhamento.

Cuidar bem dos veículos, com processos de manutenção e inspeção criteriosos

“Quanto mais se olha, mais se conhece” – Atividades de Manutenção devem acontecer constantemente, seja através da Manutenção de Operação ou através da Manutenção Preventiva. A Manutenção Corretiva deve ser EXCEÇÃO e não REGRA em uma Empresa de Transporte.

Criar pontos de apoio nas rotas dos veículos para obter os eventuais recursos com maior rapidez

“Só tem crédito quem é conhecido e possui boa reputação”

Acompanhar os indicadores de desempenho para tomar decisões acertadas

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.”

Usar a tecnologia como principal aliado

O Recurso Tecnológico está substituindo gradativamente o Recurso Humano – O Tempo para o Gestor de Frotas é muito precioso.

Ficar atento a todo o processo de gestão de frotas

As falhas sempre comprometem os Resultados de uma Empresa; em outras palavras, fique atento a tudo pois, como é de conhecimento geral: “O PRIMEIRO TELEFONE QUE TOCA QUANDO HÁ PROBLEMAS NOS VEÍCULOS É O DO GESTOR DE FROTA”.

Tagged under:

Deixe um comentário

Your email address will not be published.