Gestão do Tempo: Estratégia para o Aumento de Produtividade na Frota.

Gestão do Tempo

 

 

Introdução

Gestão do tempo é o processo de planejamento e controle consciente das atividades a serem executadas em um determinado período.

Quando temos a oportunidade de realizar tarefas dentro de um prazo estipulado, aumentamos a possibilidade de executar mais atividades, ou seja, aumentamos a produtividade.

Produtividade nada mais é do que a maximização dos recursos disponíveis com os menores custos, o conhecido “fazer mais com menos”.

A famosa frase “Tempo é Dinheiro”  confirma o crédito que devemos conceder quando executamos algo, pois qualquer desperdício pode ser prejudicial.

Qual a importância da gestão do tempo no Segmento Logístico?

Sabemos que o Sistema de Transporte tem grande importância em uma Cadeia de Suprimentos em virtude de movimentar os insumos necessários para o uso em produtos, deste o ponto inicial – matéria prima – até o destino final – cliente ou usuário.

O modal rodoviário representa 80% no escoamento de produtos e insumos e vários aspectos influenciam nos valores extras desembolsados no processo logístico nos últimos anos.

As estradas brasileiras em péssimas condições, veículos com idade média avançada e mal cuidados, cargas e descargas demoradas e área geográfica do país, encabeçam a lista de problemas.

Somamos ainda algumas restrições na distribuição dos produtos e custos adicionais para a gestão e segurança da carga transportada, contribuem para o elevado valor do frete.

Os envolvidos nesta cadeia de suprimentos buscam alternativas de redução de custos, como por exemplo, diminuição das áreas de estoques, transformando os veículos da frota em “estoques motorizados” , aumentando assim a responsabilidade destas empresas.

Como transformar a gestão do tempo em benefícios para o transporte?

No transporte de produtos e pessoas, temos 03 ícones que devemos monitorar e que podem contribuir para a otimização do tempo. São eles:

  • Veículo: Responsável por acomodar a carga em condições adequadas para que a mesma seja transportada da origem ao destino. O deslocamento dos produtos acontecem desde o fornecedor até o cliente final;
  • Carga: Produto a ser transportado no veículo que precisa chegar ao seu destino final em excelentes condições e após a aprovação do cliente final, gera a receita para a empresa;
  • Motorista: Condutor do equipamento que transporta a carga nas etapas da cadeia de suprimentos e capacitado tecnicamente para usar os recursos disponíveis do veículo para preservação e segurança da carga, atendendo as expectativas empresariais.

A rentabilidade definida pela alta administração acontece quando estes ícones são monitorados criteriosamente e orientados em caso de falhas no processo.

Cabe ao gestor agir de modo preventivo para evitar problemas que coloque em risco a relação comercial e consequentemente a perda de faturamento.

Como a gestão do tempo pode contribuir neste processo?

Administração do tempo é um processo que planeja as atividades diárias, com o uso de conceitos como eficácia, produtividade e plena satisfação dos envolvidos no sistema.

De forma simples, significa levantar as atividades a serem realizadas, e da melhor forma possível.

Cabe ao gestor de frota analisar a importância e funcionalidade dos ícones acima citados e aplicar metodologias para otimizar a atividade de transporte.

No tangente ao uso do veículo, cabe ao gestor proporcionar aos envolvidos, conhecimento de todos recursos fornecidos que garantam a sua dirigibilidade, economia e segurança, compartilhando os procedimentos de manutenção e exigindo dos motoristas ações de direção defensiva e econômica.

Um veículo bem conduzido implica em menor tempo de oficina, ou seja, maior disponibilidade para carregamento.

Você sabe quanto fatura um veículo da frota por dia, mês ou ano? Tendo conhecimento desta informação, o gestor valoriza o quesito disponibilidade.

Referente ao transporte da carga, o gestor precisa monitorar as condições para a sua preservação de suas características, quanto a conservação, adequação, cumprimento da legislação pertinente e principalmente, usar estratégias que permitam minimizar o tempo de carregamento e descarga dos produtos transportados.

Quanto ao motorista, é fundamental que a empresa invista em treinamentos que permitam-no conduzir os veículos com total segurança, qualidade e de forma otimizada, gerando produtividade do equipamento, como de toda estrutura operacional.

Recomendo ao gestor de frota que analise as informações relacionadas aos ícones e veja as possibilidades de aplicar a gestão do tempo para melhorar os processos, porque toda a atividade que utiliza o fator tempo para a sua execução precisa de acompanhamento.

Com certeza você já ouviu falar que “TEMPO É DINHEIRO”, portanto não desperdice nenhum dos dois.

Dicas para o uso da gestão de tempo no Transporte

Segue abaixo algumas dicas para o gestor de frota que busca aumento de produtividade com melhores resultados:

  • Defina as atividades por importância e priorize os recursos para a sua realização;
  • Adote a Tecnologia como ferramenta de monitoramento e informações;
  • Crie ações preventivas para a manutenção dos seus veículos;
  • Invista na capacitação profissional dos colaboradores ⇔ maior conhecimento significa realizar em menor tempo e com qualidade;
  • Conheça os custos do processo e os impactos nas suas atividades;
  • Use os indicadores de desempenho para a tomada de decisão;
  • Saiba como os clientes avaliam os serviços realizados pela sua transportadora, pois “conquistar um cliente demora um ano e perdê-lo, um minuto”;

 

 

J L Rodrigues Capacitando Profissionais Comprometidos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.