Gestão de Pneus: Conheça o processo e procedimentos e alcance resultados

Gerenciamento de Pneus
Como a gestão de pneus contribui para a redução de custos operacionais no segmento de logística e transporte.

Introdução

O ano de 2020 foi turbulento para o segmento do transporte no Brasil, com queda na demanda, valores de fretes sem reajustes e altas nos insumos, gerando assim, impactos na maioria das empresas e em função disto, falaremos sobre os procedimentos da gestão de pneus e como ela pode ajudar no alcance dos objetivos empresariais.

Para a sua empresa realizar o transporte de produtos ou pessoas de uma determinada origem até o seu destino final, muitos recursos são utilizados neste processo, como por exemplo, veículos, colaboradores, estrutura para carga/descarga, conhecidos como custos operacionais.

Dentre eles destacamos o combustível, manutenção, mão-de-obra operacional e pneus. Acompanhar o desempenho destes itens é fundamental para que a prestação destes serviços de transporte seja lucrativa.

Face ao exposto, tornou-se necessário a criação de procedimentos estratégicos direcionados para a maximização do uso com melhores custos.

Uma alternativa de redução pode ser obtida através da gestão de pneus.

Mas afinal, o que é gestão de pneus?

Gestão de Pneus, ou gerenciamento de pneus, é a atividade de maximização do uso dos pneus em uma frota de veículos, com a aplicação de técnicas que aumentam a sua vida útil, corroborando para os melhores custos. 

Este processo de acompanhamento criterioso se faz necessário pelo elevado valor do insumo e o objetivo principal da gestão consiste em “Rodar certo gastando certo”.

Imagine que uma frota possui 100 conjuntos(cavalos mecânicos 4×2 e semi reboques 6×0), totalizando com os estepes, 2.000 pneus, gerando um valor patrimonial de $5 milhões deste insumo.

A cada pneu retirado de serviço, a empresa desembolsa $2.500, ou seja, é preciso evitar perdas para que a operação de transporte seja rentável. Como atuar neste processo?

Portanto, cabe à gestão de pneus o monitoramento de todas as atividades relativas ao ciclo acima, com a análise das informações, custos e performance em cada etapa, e assim, utilizando da premissa já apresentada: “máximo uso; melhor custo”.

Em cada etapa deste ciclo, temos registros que são imputados ao sistema para futura análise.

As informações financeiras e de movimentação do insumo são fundamentais para o cálculo do custo por quilômetro (C.P.K), o principal indicador de performance.

Pneu é um anel de borracha inflado à fluido, que reveste as rodas dos equipamentos, sendo o único ponto de contato entre o veículo e o solo.

Cabe aos gestores do transporte acompanhar o desempenho em todo o ciclo na frota, analisando as informações e respectiva utilização nos veículos, ou seja, ter critérios e padrões buscando sempre o uso máximo com custos adequados.

Etapas do Ciclo do Pneu em uma Frota 

  • Compras: Etapa inicial onde os pneus são adquiridos e entram na empresa. Devem atender às especificações técnicas dos veículos e do segmento de atuação, para alcançarem a performance esperada. Entende-se especificação técnica como sendo a correta escolha do pneu quanto à sua construção (Diagonal ou            Radial) e segmento de atuação (Rodoviário, Regional, Urbano, Misto e Fora Estrada).
  • Estoque: Nesta fase o pneu recebe a identificação de propriedade (marcado com logotipo da empresa e numeração para controle).
  • Frota: Aqui o pneu é aplicado ao veículo, gerando as informações de desempenho que comporão os indicadores.
  • Inspeções: Para alcançar a quilometragem prevista, os mesmos precisam ser inspecionados para confirmar se estão com a pressão correta e com desgaste regular.
  • Serviços: Aqui os pneus sofrem algumas modificações em sua estrutura, onde são reformados e/ou consertados para retornarem ao seu processo de utilização nos veículos.
  • Sucatas: Fase onde os pneus são retirados de serviço e não podem ser mais utilizados por questões de segurança.
  • Descarte: Os pneus nesta etapa devem ser encaminhados para pontos de coleta ecológica e descartados, visando a  preservação do Meio Ambiente.

Ao final deste processo já é possível realizar a apuração dos dados e apontar qual o melhor pneu para ser utilizado em nossa frota.

Conhecer as particularidades de cada etapa do ciclo permitirá ao gestor a obtenção dos melhores resultados com a  aplicação de procedimentos da gestão de pneus.

Panorama Atual da Gestão de Pneus

Ainda temos algumas dificuldades no processo de gestão de pneus no Brasil, principalmente pelo atual panorama econômico e social, que diminuiu a demanda de serviços logísticos gerando perdas de receita para muitas transportadoras.

Face ao exposto, fez-se necessário a redução do quadro de colaboradores das empresas, minimizando o conhecimento técnico adquirido pela equipe e na maioria delas, houve o reinício das atividades dos processos de gestão.

Além do mais, o suporte técnico oferecido pelos fabricantes aos transportadores também foi reduzido.

Nestas visitas, os colaboradores conheciam as técnicas de como aumentar a vida útil dos pneus e gerando excelentes resultados. 

Em contrapartida, muitas ferramentas tecnológicas foram desenvolvidas, permitindo aos gestores o monitoramento do desempenho para análise de resultados.

Mas ainda temos muitos profissionais sedentos por informações, que se reúnem em grupos de rede sociais e blogs para compartilhar conhecimentos, como por exemplo, @clínica do pneu, @gestores de frota, @Texaco e @log&scm, entre outros.

Nos próximos artigos, estaremos apresentando detalhadamente, os procedimentos da gestão de pneus em cada etapa do ciclo e como implementá-las na sua Empresa.

Saiba que para alcançar os resultados previstos, o gestor de frota precisa estar comprometido e ter senso analítico, porque os pequenos detalhes levarão aos grandes feitos.

Convite

Aos gestores do transporte que desejam se aprofundar no tema gestão de pneus, eu faço um convite:

Vou ministrar um curso gratuito no dia 30/04/2021 às 14:00 horas e para participar é preciso realizar os dois processos abaixo:

  1. Preencher a ficha de inscrição, clicando no link => Curso Gestão de Pneus e
  2. Inscrever no nosso canal para receber conteúdos sobre o tema => J L Rodrigues

A relação dos sorteados será divulgada no dia 29/04/2021 às 12:00 horas:

Participem!!!!!!

J L Rodrigues Capacitando Profissionais Comprometidos

Tagged under:

Deixe um comentário

Your email address will not be published.